26 setembro 2023

Aplicações da IA em diferentes segmentos 

Em 1943, Walter Pitts e Warren McCulloch elaboraram um modelo matemático para representar o funcionamento dos neurônios no cérebro, um marco fundamental na história da Inteligência Artificial (IA). Este modelo tinha a capacidade de aprender a partir de dados e aprimorar seu desempenho ao longo do tempo [1]. Em 1950, o inglês Alan Turing propôs o famoso Teste de Turing, um jogo de imitação que avalia se um sistema computacional poderia ser considerado inteligente ou não [2]. 

Desde sua primeira aparição, a IA tem percorrido um impressionante caminho de avanços. Até uma década atrás, os sistemas de IA não eram capazes de fornecer reconhecimento de linguagem ou imagens de forma confiável em níveis humanos. No entanto, atualmente, a IA demonstra desempenho comparável ao humano em testes de escrita, reconhecimento de fala, leitura e compreensão de linguagem [3]. Esse progresso significativo foi impulsionado por novas técnicas de treinamento, como o deep learning, e pelo surgimento de hardware especializado, que abriram as portas para a aplicação da IA em nosso cotidiano [4].

As aplicações da IA por empresas aumentaram 2,5 vezes desde 2017, passando de 20% para 50% de adoção em alguma área de negócio, segundo o McKinsey Global Survey. A IA é usada principalmente para otimizar operações, desenvolver produtos, marketing, vendas e análise de risco [4]. Isso oferece vantagens como aumento de produtividade, redução de riscos, corte de custos, apoio à decisão e incentivo à inovação [5,6] . 

Um fator crucial para a eficácia da aplicação da IA é a disponibilidade e qualidade dos dados. É, portanto, imperativo possuir dados relevantes, preparar essas informações usando as ferramentas apropriadas e aplicá-las de maneira adequada, a fim de assegurar consistência e robustez nos projetos. Neste artigo, conheça algumas das vastas aplicações da IA, seus principais benefícios e perspectivas.   

Indústria 

A IA no setor industrial pode auxiliar em questões como: 

  • Logística de produtos e materiais; 
  • Manutenção preditiva; 
  • Automação; 
  • Controle de qualidade; 
  • Otimização de processos.  

Por meio do processamento e modelagem de dados, a IA é capaz de identificar padrões e tendências, prevendo acontecimentos importantes. Um dos principais benefícios da IA é a manutenção preditiva. Quando um modelo de IA sinaliza uma potencial falha em uma máquina, a manutenção preditiva pode programar uma parada e correção, prevenindo que a falha ocorra. Isso evita paradas inesperadas de produção e prejuízos, além de garantir maior eficiência e produtividade. Ademais, as percepções provenientes da análise de dados ou por uma IA têm a capacidade de orientar a otimização dos processos e indicar à indústria como manter a produção utilizando a menor quantidade possível de insumos [6]. 

Um exemplo é a startup UVeye, a qual adota a IA para aperfeiçoar as inspeções veiculares. A empresa emprega uma combinação da visão computacional e machine learning que funcionam como uma espécie de máquina de ressonância magnética para carros. O sistema é capaz de detectar problemas como vazamentos, danos à estrutura, além de realizar verificações rápidas da pressão dos pneus. A UVeye já estabeleceu parcerias com grandes fabricantes de automóveis, como General Motors, Volvo Cars (EUA) e CarMax, para atuar em suas linhas de produção [7,8]. 

Medicina 

As aplicações da IA na área da saúde tem gerado benefícios notáveis, abrangendo: 

  • Triagem; 
  • Análise de imagens; 
  • Orientação no direcionamento de tratamentos e medicamentos; 
  • Criação de remédios e vacinas; 
  • Respaldo nas decisões clínicas.  

Um exemplo notável é a iniciativa da startup Linda Lifetech, que utiliza a IA para identificar câncer de mama em radiografias. A base dessa tecnologia é um sensor infravermelho que registra a imagem da mama da paciente, encaminhando-a a um servidor na nuvem. A partir disso, o sistema compara essa imagem com uma vasta coleção de dados contendo mais de 5 milhões de imagens, buscando por sinais indicativos de lesões cancerígenas. Essa abordagem facilita a detecção de anomalias pelos médicos, reduzindo a carga de trabalho e elevando a taxa de detecção, assegurando que nenhuma irregularidade passe despercebida [9]. 

Outro caso é o da startup Thymia, que recentemente recebeu um investimento de 2,4 milhões de euros [9]. A Thymia tem como objetivo identificar condições e sintomas de doenças mentais por meio de um jogo interativo. Durante o jogo, a IA registra os dados, como movimentos dos olhos, expressões faciais e fala do jogador. Esses dados são processados utilizando a IA, que monitora indicadores como agitação, ansiedade, atenção e memória de trabalho. Em seguida, os dados são comparados com as linhas de base específicas de cada usuário e com as reações esperadas para o perfil deles [10]. Por exemplo, se o algoritmo detecta declínio na memória ao longo do tempo ou movimentos oculares muito rápidos para a faixa etária, esses elementos são incorporados nos resultados obtidos, que então servem de suporte para o diagnóstico do médico [11]

Marketing e vendas 

Outro segmento que vem fazendo aplicações da IA com grande sucesso é marketing e vendas. Com base nos dados da empresa, algoritmos e modelos matemáticos são utilizados para:

  • Segmentar clientes e público-alvo; 
  • Identificar padrões de consumo; 
  • Compreender o comportamento dos clientes, suas preferências e apontar tendências; 
  • Prever vendas. 

Um exemplo cotidiano que ilustra o impacto da IA é o uso do Instagram. O aplicativo nos direciona para conteúdos com os quais mais interagimos, baseando-se em nossas preferências de pesquisa e percepções de engajamento. O Instagram emprega essa tecnologia para viabilizar a venda de anúncios a empresas que buscam atingir perfis de clientes específicos, assegurando a veiculação de mensagens de marketing pertinentes. Além disso, outros sistemas baseados em IA são utilizados pelo Instagram para mitigar o cyberbullying e filtrar spam [12]

Com relação a vendas, a Coca-Cola demonstra que a IA pode trazer grandes resultados. Através da plataforma de e-commerce Yalo, a Coca-Cola conectou sua indústria com os lojistas, atendendo mais de 1,5 milhão de lojas no WhatsApp e alcançando um faturamento de US$1 bilhão em apenas um ano [13]. A Yalo oferece soluções de marketing, help desk e modalidades de pagamento baseadas em IA. Isso possibilita que parceiros criem suas próprias aplicações de e-commerce, melhorando a relação entre compradores e fornecedores e impulsionando as vendas. 

Outra grande empresa que adota IA para facilitar o atendimento ao cliente é a Ford Brasil por meio do assistente virtual FORDi. Os clientes podem acessar o assistente virtual através do site ou WhatsApp, ou para falar com um atendente. A partir disso, os clientes podem selecionar a categoria específica que desejam, tornando o atendimento mais fácil e aprimorado [14]

Cenário atual e perspectivas de aplicações da IA 

A IA possui uma ampla e versátil aplicação em diversos processos e setores. Ao adotar a IA em seus procedimentos, as empresas podem se beneficiar de diversas maneiras, por exemplo, gestores podem obter insights sobre o desempenho empresarial, tornando suas estratégias mais assertivas e decisões mais precisas para alcançar resultados desejados. Além disso, a IA automatiza tarefas repetitivas, economizando tempo e permitindo que as equipes se dediquem a outras atividades. A otimização de processos também é possível, abrangendo desde a gestão de estoques e consumo de insumos até a logística, contribuindo para a melhoria contínua.

Na esfera do atendimento ao cliente, a IA se materializa através de chatbots, oferecendo suporte 24/7, resolvendo dúvidas de maneira ágil e reduzindo tempos de espera. No marketing, a IA identifica tendências de mercado e características do público-alvo, como comportamento e necessidades dos consumidores. Além disso, a IA analisa dados de campanhas para avaliar o sentimento do público em relação à marca e suas ações. Cabe destacar que os benefícios não se limitam a estes e a aplicação da IA nas empresas tende a crescer de maneira exponencial.  

O mercado de IA tem uma projeção de alcançar a marca de US$407 bilhões até 2027, ultrapassando significativamente sua receita estimada de US$86,9 bilhões em 2022 [15]. Esse crescimento também encontra eco no cenário brasileiro, com projeções de atingir um valor de mercado de US$3,29 bilhões em 2023 e um potencial para chegar a US$11,59 bilhões até 2030 [16].  

O Brasil lidera o cenário de IA na América Latina, com 63% das empresas já adotando alguma solução baseada em IA, comparado a uma média regional de 47% [17]. No entanto, obstáculos precisam ser superados para que a AI seja adotada em larga escala. Esses desafios incluem custos elevados associados à infraestrutura na implementação, garantia da segurança do sistema, mitigação de erros decorrentes de falhas e o estabelecimento de regulamentações apropriadas [5]

Conclusão 

Com avanços significativos na última década e projetados para os próximos anos, a IA emerge como uma força propulsora em diversos setores. Todas as aplicações da IA compartilham de um objetivo comum: elevar os resultados e direcionar as empresas para um horizonte de crescimento. Ao adotar soluções baseadas em IA, empresas se deparam com uma oportunidade de usar a tecnologia para aprimorar seus processos e produtos. Se a sua empresa ainda não conta com uma área de dados e precisa de ajuda para explorar aplicações e processos que podem se beneficiar com o uso da área, entre em contato com a Dataplai.

Todas as imagens utilizadas foram geradas por inteligência artificial.

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